O Blog Cantos da Cidade elaborado e contextualizado por um grupo de alunos da UCSAL (Universidade Católica do Salvador) traz informações e postagens relacionadas a lazer e cultura na cidade soteropolitana de Salvador-Bahia, dando dicas e debatendo varias questões contidas em Cultura&Lazer, com textos científicos sobre o assunto partindo de pressupostos teóricos de vários autores sobre o tema. A palavra cultura abrange várias formas artísticas, mas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas. Sobre esses aspectos humanos e origens culturais presente em nossa sociedade que discutiremos de forma abrangente a cultura&Lazer dentro da nossa comunidade de informação que é o Canto da Cidade.

sábado, 9 de novembro de 2013

Os Blocos Afros da Bahia.


Ilê Aiyê - O primeiro bloco afro fundado em Salvador nasceu no bairro do Curuzu - Liberdade. O ano de sua fundação foi 1974 com a intenção de reafirmar a cultura afro-brasileira.
O motivo maior foi reviver as tradições africanas seu ritmo e letra são aspectos das culturas africanas.  Sendo geralmente um grupo de pessoas com traços etnicos africanos que saem no carnaval revivendo suas tradições. Há vários dirigentes pq há vários blocos. Os foliões compram abadar e tem direito a participar do bloco.
Principais Blocos-afro de Salvador : Araketu - Ilê Aiyê - Malê Debalê - Olodum - Muzenza - Abi Si Aiyê Agbara - Alabê - Cortejo Afro - Filhos de Jhá - Malcom X - Odara - Oriobá - Mutuê.
A dança por exemplo, o samba, o maxixe, o chorinho vêm da África. No esporte, a capoeira. O candomblé, a umbanda, são religiões de matrizes africanas. A comida também. 
Sabia que a feijoada que a gente come hoje em dia foi "inventada" pelos escravos? Eles catavam restos de carne de porco, as partes que os senhores nao comiam, como as orelhas e os pés do porco, cascas de laranja... tudo que iria para o lixo e misturavam no feijao! Dai veio a feijoada! E em muitas outras coisas.


É difícil passar pela cidade de Salvador, a qualquer época do ano, e não se sacudir com o batuque de uma banda que já virou um modelo de grupo social por aqui. Com projetos e músicas conhecidas em vários lugares do mundo, o Olodum é uma realidade muito além dos palcos de carnaval. Conheça um pouco dessa história no Outro Olhar. 
O vídeo foi feito pela TV Pelourinho.


Etnias

Salvador é o centro da cultura afro-brasileira. A maior parte da população é negra ou parda. Segundo dados divulgados pelo IBGE em 2010 para a região metropolitana de Salvador, 51,7% da população (1.382.543) é de cor parda (pessoas multirraciais), 27,8% negra (743.718), 18,9% branca (505.645), 1,3% povos asiáticos (35.785) e 0,3% povos ameríndios (7.563).28 Salvador é a cidade com o maior número de descendentes de africanos no mundo, seguida por Nova York, majoritariamente de origem iorubá, vindos da Nigéria, Togo, Benim e Gana.29
Um estudo genético realizado na população de Salvador confirmou que a maior contribuição genética da cidade é a africana (49,2%), seguida pela europeia (36,3%) e indígena (14,5%). O estudo também concluiu que indivíduos que possuem sobrenome com conotação religiosa tendem a ter maior grau de ancestralidade africana (54,9%) e a pertencer a classes sociais menos favorecidas.

Analise geral 

A Bahia apresenta constantes e diversas manifestações culturais com tradições e raízes africanas que estiveram presentes e foram dinamicamente construídas ao longo da formação do povo brasileiro. São blocos de axé, blocos afro, de pagode etc, que intensificam a mistura e as matrizes africanas, um dos exemplos que podem destacar a presença africana na Bahia é o carnaval, pois compõe ritmos, religiosidade, resistência a escravidão, dança, vestimentas, adereços e uma infinidade de expressões trazidas e reconstruídas no decorrer da nossa história.
Portanto, para compreender o processo permanente de elaboração da identidade negra na Bahia, é importante, sobretudo resgatar a história da sua matriz estabelecendo raízes antes e fora da escravidão. Nesse contexto, identificar as marcas de um continente extremamente rico em diversidade cultural reinventado dentro da Bahia, o estado brasileiro que melhor representa a influência do povo africano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_afro-brasileira

2 comentários:

  1. Filosofia e Arte : Arte, Etiologia; Recursos e Sociologia
    A dimensão do tema implica a intervenção em tópicos definidores de áreas relevantes para estudo do tema
    Música é ARTE; a Arte é Comunicação: Comunicação implica emissor, receptor, código, meio, instrumento e regras. e a Mensagem.
    Estudar Arte será : aprender a interpretar todos os recursos inerentes à expressão artística; estudar a Arte em si;na sua produção e nos efeitos da sua projeção social. Arte, enquanto suportada com/por uma técnica, aprende-se e aperfeiçoa-se.
    Cada um destes aspetos poderá ser estudado em particular: ou integrado com ( s) outros aspetos relevantes para a sua identificação.
    Com esta visão integradora da Arte Musical e seus efeitos, a teorização e a prática da criação e produção musical encontram a razão de ser da sua actualidade.
    Enquanto Ciência , a Arte Musical está, pois, muito para além simples e imediato uso hedonista com que o uso corrente a aprecia.
    António J Slva

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  2. AJSilva,
    Grande amigo e Docente da melhor qualidade residente em Coimbra Portugal , obrigado querido por este comentário tão rico de informações, interessante e aprazível.

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