O Blog Cantos da Cidade elaborado e contextualizado por um grupo de alunos da UCSAL (Universidade Católica do Salvador) traz informações e postagens relacionadas a lazer e cultura na cidade soteropolitana de Salvador-Bahia, dando dicas e debatendo varias questões contidas em Cultura&Lazer, com textos científicos sobre o assunto partindo de pressupostos teóricos de vários autores sobre o tema. A palavra cultura abrange várias formas artísticas, mas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas. Sobre esses aspectos humanos e origens culturais presente em nossa sociedade que discutiremos de forma abrangente a cultura&Lazer dentro da nossa comunidade de informação que é o Canto da Cidade.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Teatro

Teatro- do grego Oéatpov (théatron), é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores interpretam uma história. Surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas, que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias seguidos, aconteciam uma vez por ano na primavera, períodos em que se fazia a colheita do vinho naquela região.                                                                                       
O teatro grego que hoje conhecemos surgiu, segundo historiadores, de um acontecimento inusitado. Quando um participante desse ritual sagrado resolve vestir uma máscara humana, ornada com cachos de uvas, sobe em seu tablado em praça pública e diz: “Eu sou Dionísio!”. Todos ficam espantados com a coragem desde se humano colocar-se no lugar de um deus, ou melhor, fingir ser um deus, coisa que até então não havia acontecido, pois um deus  era para ser louvado, era um ser intocável. Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro Ocidental.
Ele arriscou transformar o sagrado em profano, a verdade m faz-de-conta, o ritual em tetro, pela primeira vez, diante de outros, mostrou que poderíamos representar o outro. Este acontecimento é o marco inicial da ação dramática.
O teatro é fundamental na formação cultural de um povo, pois além de nos mostrar a cultura, também nos mostra a forma de pensar de determinada época e contexto social, é importante para o lazer porque é uma forma de diversão, até porque as peças teatrais nos fazem rir ou chorar, sendo considerada uma das expressões artísticas mais fortes de qualquer povo. Também se denomina teatro o local apropriado para esta forma de arte.


REFERÊNCIA: Info Escol- Por Professor Lindomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salvador-Bahia

Salvador-Bahia